sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Água “fria” em pote de barro !!

Em algumas regiões do Brasil, principalmente aquelas com pouco acesso a energia elétrica, é comum as pessoas utilizarem potes de barro para conservar água a uma temperatura um pouco mais fria que a do ambiente. Este fenômeno, que para muitos ainda é considerado uma “crendice popular”, pode ser explicado também pela compreensão do que ocorre nas mudanças de estados físicos da matéria, e na troca de calor entre dois corpos.
A porosidade do barro permite que uma pequena parte da água contida no pote, ao passar por estes poros, e entrar em contato com o ambiente externo, passem do estado líquido para o estado gasoso (evaporação). Este processo de evaporação da água líquida (menor energia cinética) para o estado de vapor (maior energia cinética) necessita absorver energia para ocorrer. No caso do pote de barro, a água que evapora, retira energia (calor) do pote e do restante da água que não evaporou, fazendo com que ao perder energia, tanto o pote como a água, se resfriem.
Ufa! Depois desta explicação me deu sede. Opa! Se não tiver água gelada, pelo menos que esteja “fria”.
Água de Pote de Barro !!!!!!!!!!!!!!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Sou nordestino da gema e já bebi muita água de pote.Posso garantir a todos que a água só fica friinha depois de dormida (após 24h).

Anônimo disse...

A perda de água por essa evaporação chega a ser substancial?

Flaveilton Oliveira disse...

Já tomei água de pote de barro muito boa!

Unknown disse...

Qual o nome daquela casca que agente botava dentro do pote para a agua fica e dava um gosto bom

Anônimo disse...

ANTONIO E PORTUGUES E VIVE EM RONDONOPOLIS VERIFICOU QUR RONDONOPOLIS E CUIABA ESTAVA UMA POLUICAO TREMENDA DE PO BARRENTO E VERIFICOU QUE TEMPERATURA ATMOSFERICA BAIXOU DE TRINTA E SEIS GRAUS PARA CATORZE GRAUS NO DIA SEGUINTE ISTO ME LEVA CRER QUE AQUELA POLUICAO QUANDO SE DA BAIXA A TEMPERATURA ELE ACREDITA QUE VAI ATE 4º

maristane martins ferreira disse...

Na realidade é pergunta: pode-se colocar "água gelada" ou "cubos de gelo" no Pote de Barro????

Fico no aguardo de sua resposta.

Grata, antecipadamente, pela sua atenção.

Maristane